sábado, 15 de junho de 2013

Qual o melhor carro para acompanhar um ciclista (ou motociclista) - opções até 20 mil



Com essa pergunta saímos à caça de um carro que atenda com emoção e razão um ciclista exigente e com racionalidade orçamentária.






 A idéia é pensar num carro que carregue toda a tralha de um ciclista nas férias em uma paradisíaca praia no Nordeste e ainda seja o carro ideal para acompanhar a motocicleta por uma estradinha sinuosa. Ou seja, tem que ter espaço, um bom motor e estabilidade - bem diferente dos populares. A resposta leva a uma perua usada fabricada entre os anos 2000 e 2005.




Na faixa até 20 mil reais existem muitas e boas opções, mas fizemos algumas restrições. Por causa do mercado de reposição tiramos os modelos de menor penetração como a Subaru Legacy SW,o Ford Escort SW e o Fiat Tempra SW que não emplacaram no Brasil com peças caras e baixo valor de revenda.

As selecionadas foram Chevrolet Corsa SW 1.6 16V; Fiat Palio Weekend 1.6 16V; VW Parati 2.0 e Quantum 2.0; Citroen Xsara Break 1.6 16V e Peugeot 306 Break 1.8 16V. Para enfrentar as marcas estabelecidas a mais tempo é bom lembrar que as francesas são fortes no restante do Mercosul e começam a crescer aqui com excelentes produtos e uma relação custo/benefício arrasadora.

  
Na primeira etapa um comparativo frio das especificações técnicas de versões com faixa de preço e potência próximas considerando potência, torque, distancia entre-eixos, porta-malas, desempenho e consumo a gasolina.




Na questão dinâmica, a pontuação aponta uma clara vantagem do motor 1.8 16V da Peugeot. No consumo a vantagem é dos motores 1.6 16V utilizados no Xsara Break e no Corsa. Ao quesito dimensões foi dada relevância ao entre-eixos que é uma medida de conforto, ao porta malas e a autonomia pelo perfil dos veículos avaliados e uma medida subjetiva que é o design.


Já na segunda etapa é somada a análise racional com uma avaliação subjetiva do design, retirando o Corsa por ser pequeno e a Quantum por ser grande demais, e chegamos ao nosso ranking.

Assim,  temos em quarto lugar a Parati 2.0, um carro eficiente, mas sem grandes méritos com um motor pesado para o veículo que lhe rendeu aceleração e consumo pior do que a própria Santana Quantum.

Em terceiro lugar ficou a Palio Weekend 1.6 16V. Um carro campeão de vendas e que desbancou a Parati, principalmente com o sucesso da versão Adventure. No entanto, o motor parece pequeno para a vitaminada perua, tanto é que ele foi substituído por um beberrão 1.8 oriundo da chevrolet e depois pelo mais acertado 1.8 16V. Esses apenas nas versões a partir de 2010 com preço próximo dos 50 mil!!

Em segundo lugar ficou o Citroen Xsara Break 1.6 16V. Essa bela perua entrou em produção em 1996 e vendida no mercado brasileiro até início de 2001 com o motor 1.8 16V. A partir de então os modelos comercializados passaram a utilizar o motor 1.6 16V produzido na fábrica de motores de Porto Real (RJ). A revista Quatro Rodas de 2003 elegeu esse carro a melhor compra no segmento.





A honra do primeiro lugar coube a Peugeot 306 Break, eleita pela crítica européia especializada como uma das mais elegantes peruas do início dos anos 2000. O seu motor além de apresentar as melhores características dinâmicas, foi eficiente no consumo e é considerado pelos mecânicos como um dos bons motores já produzidos – potente e confiável. Além disso, a perua apresenta os melhores atributos tanto de carroceria, com a maior distância entre-eixos e o maior porta-malas, quanto de motor - o torque a mais parece ter sido o fator de desempate em relação ao Citroen.
 
Um automóvel bonito, estável, gostoso de dirigir e que vale o que custa." Quatro Rodas


De qualquer forma, qualquer um dos quatro acompanham bem um ciclista sendo um excelente companheiro de viagem. Se o motorista gostar de esportividade a dupla francesa ainda ganha um ponto adicional por serem excelentes de curva. E com a economia na compra em relação a um carro zero você pode manter a manutenção em dia e esquecer que um dia pensou em comprar um popular.





Um comentário:

  1. Muito bom esse post, o Peogeot 306 é um ótimo carro, gosto tanto desse carro que tenho dois, um 306 Break e um 306 Sedan...

    ResponderExcluir