A idéia é pensar num carro que carregue toda a tralha de um ciclista nas férias em uma paradisíaca praia no Nordeste e ainda seja o carro ideal para acompanhar a motocicleta por uma estradinha sinuosa. Ou seja, tem que ter espaço, um bom motor e estabilidade - bem diferente dos populares. A resposta leva a uma perua usada fabricada entre os anos 2000 e 2005.
Na faixa até 20 mil reais existem muitas e boas opções, mas
fizemos algumas restrições. Por causa do mercado de reposição tiramos os modelos de menor penetração como a Subaru Legacy SW,o
Ford Escort SW e o Fiat Tempra SW que não
emplacaram no Brasil com peças caras e baixo valor de revenda.
As selecionadas foram Chevrolet Corsa SW 1.6 16V; Fiat Palio
Weekend 1.6 16V; VW Parati 2.0 e Quantum 2.0; Citroen Xsara Break 1.6 16V e Peugeot 306 Break 1.8 16V. Para enfrentar as marcas estabelecidas a mais tempo é bom lembrar que as francesas são fortes no restante do
Mercosul e começam a crescer aqui com excelentes produtos e uma relação
custo/benefício arrasadora.
Na primeira etapa um comparativo frio das especificações técnicas
de versões com faixa de preço e potência próximas considerando potência, torque, distancia entre-eixos, porta-malas, desempenho e consumo a gasolina.
Na questão dinâmica, a pontuação aponta uma clara vantagem
do motor 1.8 16V da Peugeot. No consumo a vantagem é dos motores 1.6 16V
utilizados no Xsara Break e no Corsa. Ao quesito dimensões foi dada relevância
ao entre-eixos que é uma medida de conforto, ao porta malas e a autonomia pelo
perfil dos veículos avaliados e uma medida subjetiva que é o design.
Já na segunda etapa é somada a análise racional com uma avaliação subjetiva do design, retirando o Corsa por ser pequeno e a Quantum por ser grande demais, e chegamos ao nosso ranking.
Assim, temos em quarto lugar a Parati
2.0, um carro eficiente, mas sem grandes méritos com um motor pesado para o
veículo que lhe rendeu aceleração e consumo pior do que a própria Santana Quantum.
Em terceiro lugar ficou a Palio Weekend 1.6 16V. Um
carro campeão de vendas e que desbancou a Parati, principalmente com o sucesso
da versão Adventure. No entanto, o motor parece pequeno para a vitaminada
perua, tanto é que ele foi substituído por um beberrão 1.8 oriundo da chevrolet
e depois pelo mais acertado 1.8 16V. Esses apenas nas versões a partir de 2010
com preço próximo dos 50 mil!!
Em segundo lugar ficou o Citroen Xsara Break 1.6 16V.
Essa bela perua entrou em produção em 1996 e vendida no mercado brasileiro até início de 2001 com o motor
1.8 16V. A partir de então os modelos comercializados passaram a utilizar o
motor 1.6 16V produzido na fábrica de motores de Porto Real (RJ). A revista
Quatro Rodas de 2003 elegeu esse carro a melhor compra no segmento.
A honra do primeiro lugar coube a Peugeot 306 Break, eleita pela crítica européia
especializada como uma das mais elegantes peruas do início dos anos 2000. O seu
motor além de apresentar as melhores características dinâmicas, foi eficiente
no consumo e é considerado pelos mecânicos como um dos bons motores já
produzidos – potente e confiável. Além disso, a perua apresenta os melhores atributos
tanto de carroceria, com a maior distância entre-eixos e o maior porta-malas, quanto de motor - o torque a mais parece ter sido o fator de desempate em relação ao Citroen.
“Um
automóvel bonito, estável, gostoso de dirigir e que vale o que custa."
Quatro Rodas
De qualquer forma, qualquer um dos quatro
acompanham bem um ciclista sendo um excelente
companheiro de viagem. Se o motorista gostar de esportividade a dupla francesa
ainda ganha um ponto adicional por serem excelentes de curva. E com a economia na compra em relação a um carro zero você pode manter a
manutenção em dia e esquecer que um dia pensou em comprar um popular.
Muito bom esse post, o Peogeot 306 é um ótimo carro, gosto tanto desse carro que tenho dois, um 306 Break e um 306 Sedan...
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